A REGIÃO

Macedo & Região

Macedo de Cavaleiros, pela sua centralidade, é um excelente ponto de partida para descobrir Trás-os-Montes e Alto Douro. A sua localização geográfica, entre os planaltos, as serras e não muito longe do Rio Douro permite uma óptima mobilidade pela região, quer queira explorar zonas mais distantes, ou quedar-se pelos muitos atractivos do Distrito de Bragança e do Concelho de Macedo, o coração do Nordeste. A partir daqui dar um salto a Espanha – Puebla de Sanabria e Zamora valem bem a visita – é também uma possibilidade interessante. 

 

 

As actividades ligadas à natureza são um pólo que atrai numerosos visitantes.

Nos arredores de Macedo destacam-se a belíssima Serra de Bornes e a magnifica Albufeira do Azibo, uma zona de elevado interesse turístico e ambiental. No concelho, incluídas, também, na rede natura 2000 estão  o monte de Morais, os vales do Sabor-Maçãs, a Serra da Nogueira e o sítio do Romeu. Para além da serra de Bornes, as de Ala, do Cubo e de Lamalonga  revelam o imenso e riquíssimo património natural que rodeia Macedo.

 Tudo isto, aliado ao fenómeno geológico do Monte de Morais,  numa lógica integrada de experiência cultural que também cobre a gastronomia, os museus e os monumentos, constitui o GEOPARK DE TERRAS DE CAVALEIROS entidade, essencial para a programação de uma estada no Concelho, certificada pela UNESCO.

A Albufeira do Azibo merece especial referência, no contexto do GEOPARK.

Os trilhos pedonais, a fauna, a flora e as praias fluviais são imperdíveis.

As praias fluviais têm, há anos consecutivos, bandeira azul e verde de acessibilidade. A Praia da Ribeira ganhou o galardão de uma das Sete Maravilhas em 2012.

A Serra de Bornes, limite meridional do Concelho, com um dos melhores miradouros de Trás-os-Montes, nos seus 1.212m de altitude é um excelente local de visita.

As Aldeias são a história e a base da cultura do Concelho. Embora muito do património se tenha perdido ou adulterado, está em curso um esforço de reabilitação e conservação.

São de referir, como pólos de interesse cultural, o Museu Martim Gonçalves de Macedo (herói da batalha de Aljubarrota), o Museu de Arqueologia Coronel Albino dos Santos Pereira Lopo, o Museu Municipal de Arte Sacra, o museu Rural de Salselas, a Casa do Careto, em Podence, o sítio do Convento de Balsamão e o seu Museu de Arte Sacra, o Museu do Azeite nos Cortiços, a Senhora do Campo, os Pelourinhos de Vale de Prados, de Pinhovelo, de Chacim e de Nozelos, a capela de Malta, as Igrejas de Lamalonga (notável), Vilarinho de Agrochão, Podence, Bornes, Grijó, Vale Benfeito e Castelãos, a talha da Igreja de S. Pedro, em Macedo, e os solares, em Macedo, Cortiços, Chacim e Arcas.

A gastronomia local  está ao dispor em restaurantes, que guardará na memória (no centro da cidade e em outros locais do concelho).São experiências a não perder: as alheiras e outros enchidos, com relevo, no Carnaval, para o butelo, com “cascas ou casulas”; a posta, o cabrito, o javali e outras carnes; o rancho, nos dias de feira etc. Tudo temperado com o nosso ouro líquido, o azeite e acompanhado pelo pão de trigo ou centeio que ainda se pode encontrar cozido no forno de lenha

Em lojas da cidade pode encontrar produtos tradicionais da região.

Ir à feira é sempre uma experiência . Normalmente, os dias de feira são nos dias 6, 18 e 29 de cada mês.

Azibo: 6 km – 14 min

Romeu: 14,5 km – 19 min

Mirandela: 26 km – 23 min

Bragança: 41 km – 37 min

Vila Flor: 41 km – 37 min

Mogadouro: 50 km – 47 min

Torre de Moncorvo: 56 km – 44 min

Pocinho: 58 km –  40 min

Vila Nova de Foz Côa: 64,5 km – 51 min

Vinhais: 61 km – 1 h10 min

Chaves: 75 km – 1 h 10 min

Miranda do Douro: 84 km – 1 h 22 min

Puebla de Sanabria: 85 km – 1 h10 min

Zamora: 137,5 km – 1 h 30 min

Santiago de Compostela: 272 km – 3 h 15 min

Consulte o mapa

ENTRE EM CONTACTO CONNOSCO PARA FAZER A SUA RESERVA​

SOLAR DO MORGADO OLIVEIRA​

Rua Pereira Charula, 16
5340-278 Macedo de Cavaleiros

Estacionamento - rua jacob rodrigues pereira, 8
(5340-272 MC)